29/09/2017

Será que precisamos mesmo comprar muito pra sermos felizes?



Quando eu comprei minha casa, fiquei um ano sem comprar roupas e sapatos. O jeito foi usar a criatividade e procurar ideias pra economizar. Olha, eu confesso que foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu passei a dar valor às coisas que eu tenho e também a pensar se realmente essa onda de comprar tudo o que se vê pela frente vale a pena.

Antes disso eu sempre fui muito compulsiva em comprar, eu tinha muitos cosméticos que acabavam vencendo a validade e eu só tinha usados algumas vezes. Muitas roupas e sapatos que eu nem conseguia usar com frequência e eram doados quase novos...Hoje em dia sempre que eu vejo algo e me interesso a comprar eu paro e penso se preciso mesmo daquilo, se já não tenho algo similar, se posso fazer eu mesma...enfim, depois dessas perguntas na maioria das vezes desisto de comprar.

O país vive uma crise sem precedentes e temos que começar urgente a reavaliar nossas mentes em relação ao consumismo desenfreado.

Aprendi que não tenho que ter mil coisas quando apenas uma ou duas satisfaz as minhas necessidades. Um exemplo, você tem que ter mesmo uma coleção enorme de batons quando na maioria das vezes você só usa dois ou três?Esse é só um pequeno exemplo, daí você pode aplicar a roupas, sapatos, bolsas, etc

Hoje eu tenho o básico, tenho apenas dois cremes hidratantes (que ganhei), dois perfumes bons, dois sapatos de salto pra sair, muitas das minhas roupas são doações que na época que eu não podia comprar e como estão em ótimo estado, continuo usando e comprei somente algumas blusas de frio, pois não tinha.

Eu aprendi que não preciso fazer estoque de cosméticos, quando acabar eu compro outro.

Mas porque estou compartilhando tudo isso com vocês? Porque hoje eu me sinto livre, foi como se tirassem um peso das minhas costas. Posso dizer que não preciso de muito pra ser feliz. Hoje dou valor às outras coisas mais simples e belas. Um passeio, tomar sorvete com amigos, olhar um por do sol...isso é que é viver e ser feliz e não comprar, comprar e depois viver desesperada pra pagar cartão de crédito!...

Se eu consegui, você consegue também. Basta força de vontade.

Uma das coisas que eu fiz no início foi parar de ir em lojas com promoção e principalmente parei de ver vídeos ou posts de “comprinhas”, de blogueiras que mostram os “recebidos”, que mostram tendências!...Gente, que fique claro que não sou contra quem posta isso, eu mesma já fiz vários posts desses, mas se você está num propósito de diminuir o consumismo, você tem que parar de ver, porque é uma tentação e aí você não vai conseguir!

Depois que eu comecei a melhorar minha situação financeira, eu continuei nesse pensamento. Por isso decidi compartilhar aqui no blog com vocês, porque foi uma coisa muito boa que me aconteceu e eu acho que vale a pena você começar a pensar nisso...



Um comentário:

Jack Lins disse...

Concordo querida Wilma, não sei se era o seu caso mas eu com cosméticos sou um desastre, uso na primeira semana depois eles ficam esquecidos guardando poeira. A última foi uma sapatilha, que passei horas escolhendo e...ainda não usei e acho que nem vou usar, comprei em 05 de agosto, e deixei guardada na sapateira, outro dia lembrei e quando coloquei constatei que o material machuca o meu pé, então precisamos realmente rever nossos hábitos, principalmente em tempos de crise.
Grande beijo e um ótimo final de semana.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...